segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quantas horas por dia você fica sentado?


Ficar muito tempo sentado pode ser prejudicial à saúde

Quantas horas por dia você fica sentado

Se você trabalha o dia inteiro sentado, cuidado! Passar muito tempo nessa posição pode prejudicar a saúde. É possível que a dor não venha agora, mas pode aparecer em breve.

Essa atitude provoca o aumento de índices de gordura corporal e a compressão de vasos linfáticos. "Também pode gerar dores na lombar e no trapézio", adiciona Marcelo Sant’Anna, profissional de educação física da Academia Smart Fit, destacando que as consequências mais sérias estão relacionadas à coluna.
Ainda segundo ele, mesmo fazendo exercícios, se a rotina exige que uma pessoa permaneça sentada por muitas horas, ela também pode ser acometida pelos problemas mencionados. Porém, nesse caso, há uma maior resistência corporal, o que reduz o sofrimento com os malefícios que venham a surgir.
Para todos, são recomendados alongamento. Sant’Anna acrescenta que a postura correta é fundamental para quem passa horas sentado, como as pessoas que trabalham em frente ao computador e precisam ficar nessa posição por muito tempo. "Deve-se manter a coluna ereta, com as costas apoiadas e a lombar respeitando a curvatura da cadeira, e os ombros abertos e não curvados", ensina.
Para evitar problemas mais sérios, é indicado levantar a cada 30 minutos para proporcionar um relaxamento muscular e, se possível, realizar um alongamento rápido, esticando as pernas. Pequenas caminhadas também podem ajudar, por exemplo, levantar para pegar água ao invés de deixar uma garrafa sobre a mesa e ir ao banheiro com frequência, que também pode evitar problemas na bexiga.
São atitudes importantes para você se mexer um pouco e, assim, não passar oito horas sentada direto na frente do computador, evitando prejudicar sua saúde. Então, nada de ficar parada!

Curta nossa página no facebook, para ficar informado, Clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário