terça-feira, 25 de junho de 2013

Sony lança Xperia Z Ultra, mais poderoso que S4 e com telona FullHD de 6,44"

A Sony apresentou nesta terça-feira (25), em Shanghai, o aguardado foblet Xperia Z Ultra. O smartphone se destaca por seu enorme display FullHD de 6,44 polegadas, com sensor supersensível ao toque, por seu processador de última geração quad-core Snapdragon 800, e seu corpo fino e à prova d'água, com apenas 6,5 mm de espessura.
A Sony apresentou o seu foblet, o Xperia Z Ultra (Foto:Divulgação/Sony)A Sony apresentou o seu foblet, o Xperia Z Ultra (Foto:Divulgação/Sony)
O display FullHD, chamado de Triluminos, é alimentado pelo motor X-Reality, sucessor do atual Bravia Engine, responsável por aprimorar as cores e tornar as imagens mais nítidas e semelhantes às TVs da fabricante. Por trás da enorme tela, a Sony implantou um novo sensor de toque supersensível, capaz de reconhecer toques de lápis, canetas, Stylus e até mesmo de luvas.
No quesito processamento, o Xperia Z Ultra surpreende: ele vem equipado com o veloz processador Snapdragon 800 quad-core de 2,2 Ghz. O novo chip da Qualcomm é tido como o chip mais poderoso da nova geração, superando inclusive o Exynos 5 Octa-core do Galaxy S4.
O Xperia Z Ultra sai de fábrica nas cores branco, preto e púrpura (Foto:Divulgação/Sony)O Xperia Z Ultra sai de fábrica nas cores branco, preto e púrpura (Foto:Divulgação/Sony)
O foblet possui, ainda, 2 GB de memória RAM, 16 GB de espaço para dados (sendo 11 GB disponíveis para usuário), expansíveis com cartões microSD, e conexão 4G. Tudo alimentado por uma bateria de 3.000 mAh.
Completam as especificações do modelo uma câmera frontal de 2 megapixels e uma traseira de 8 megapixels, com sensor Exmor RS, porém, sem flash. E assim como o irmão top de linha Xperia Z, o foblet possui proteção contra infiltração de água e poeira. Ele pode ser submerso em até 1,5 metros de profundidade, por até 30 minutos.
O handset inteligente do Xperia Z Ultra (Foto:Divulgação/Sony)
Um acessório indispensável e que acompanha o foblet na embalagem é o SBH52, um handset NFC inteligente para realizar e receber ligações, evitando que você precise tirar o foblet da mochila ou do bolso. Além disso, o gadget possui um display OLED onde é possível visualizar o número de quem está ligando, mensagens de texto e a lista com as últimas ligações realizadas e recebidas.
O Xperia Z Ultra sai de fábrica com Android4.2.2 instalado e uma nova interface com recursos direcionados ao uso de canetas. A Sony promete que as vendas do foblet e do smartwatch começam na primeira semana de julho, para Ásia e Europa primeiro, e deve chegar a EUR 719 (cerca de R$ 2.100).

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestantes de Santos 'deduram' vândalos sentando durante protesto

Manifestantes se sentaram para ajudar o trabalho da polícia em Santos (Foto: André Sermarini / Arquivo Pessoal)
Cerca de 5 mil manifestantes em Santos, no litoral de São Paulo, adotaram uma estratégia para tentar se diferenciar de vândalos e ajudar no combate contra os criminosos que invadiram supermercados na Baixada Santista durante os protestos desta quinta-feira (20). Enquanto os suspeitos tentavam saquear lojas e atiravam pedras contra policiais, o grupo pacífico se sentou imediatamente no chão e os vândalos foram facilmente localizados, já que permaneceram de pé. Ainda não há informações sobre quantas pessoas foram detidas durante os protestos em Santos.

Os protestos de quinta-feira na cidade de Santos tiveram início entre o fim da tarde e o início da noite. A concentração aconteceu em frente ao Terminal Rodoviário e à Cadeia Velha. Em seguida, os manifestantes seguiram até a Avenida Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de interromper o trânsito na entrada da cidade. O grupo chegou até o ponto combinado, mas foi impedido de ficar na via por conta do confronto entre a Polícia  Militar e os vândalos que não faziam parte do protesto.
Segundo o estudante André Sermarini, que registrou o momento em que os manifestantes se sentavam na avenida, a ação foi inspirada em uma iniciativa semelhante ao que acontece durante os protestos na Argentina. "A passeata estava indo completamente bem até que um pessoal, a maioria menor de idade, desceu dos morros não só na tentativa de saquear os estabelecimentos, mas também os manifestantes. Para nos diferenciarmos dos menores infratores foi combinado que a gente sentaria no chão", explica.
Nas redes sociais
A imagem dos manifestantes de Santos sentados rapidamente se espalhou pelas redes sociais e, por volta das 8h desta sexta-feira (21), já tinha sido visualizada por dezenas de milhares de pessoas. Os internautas aprovaram e apoiaram a atitude do grupo, chegando a sugerir que a medida seja tomada por manifestantes de outras partes do Brasil que também enfrentam o problema dos vândalos infiltrados durante os protestos.

Fonte: Globo

Fifa e parceiros têm plano B para concluir a Copa das Confederações fora do Brasil

A intenção é concluir a Copa das Confederações no Brasil, mas caso os problemas relacionados à segurança se agravem, a Fifa trabalha com um plano B para o torneio.

A solução discutida pela entidade e seus parceiros seria concluir a fase de grupos neste final de semana, com as quatro partidas que restam, e fazer as semifinais e finais longe do território brasileiro.
No sábado, jogam Brasil x Itália (Salvador) e Japão x México (Belo Horizonte). No domingo, a Espanha enfrenta a Nigéria (Fortaleza) e o Uruguai joga contra o Taiti (Recife). As semifinais estão marcadas para quarta (Belo Horizonte) e quinta (Fortaleza) da semana que vem. A final e a decisão do terceiro lugar, para o domingo, dia 30 de junho, no Rio e Salvador, respectivamente.
A Fifa e as seleções que disputam a Copa das Confederações já externaram seu pavor com a insegurança que vivem no Brasil. O entendimento na entidade é de que mudar quatro partidas (envolvendo quatro seleções) seria menos danoso para a entidade e menos custoso a seus cofres do que cancelar o evento.
De acordo com parceiros da entidade ouvidas pela Folha, Europa, Estados Unidos e até a China são tratados como possíveis locais onde o torneio poderia ser realizado.
Procurada pela Folha, a Fifa respondeu que "continua monitorando a situação junto com as autoridades brasileiras e no momento não há qualquer mudança prevista no cronograma da Copa das Confederações."

Fonte:UOL

quarta-feira, 19 de junho de 2013

higiene alimentar

Os alimentos são como um combustível para o nosso corpo. São eles que nos dão a energia necessária para desenvolver todas as tarefas do nosso dia a dia. Portanto, a higiene alimentar é tão importante e isso envolve cuidados, como o prazo de validade da comida que compramos, em quanto tempo vamos consumi-la, como manuseamos e onde comemos.

Comer qualquer alimento sem nenhuma precaução, pode trazer algumas consequências, como diarreias, vômitos, mal-estar, infecções e podem levar a morte. As principais causas desses problemas são as comidas compradas nas ruas, pois é possível que elas não se encontrem em bom estado de conservação, o calor pode gerar alterações biológicas e fazer com que elas se deteriorem mais rápido.

O que costuma provocar infecções alimentares são micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Eles se multiplicam e devido à umidade e o calor, e podem fazê-lo com muita rapidez. Ao ingerir uma comida contaminada, a pessoa passa mal por causa das toxinas que os micro-organismos produzem, o que gera um desequilíbrio gastrointestinal e, em alguns casos, febre.


 
Como evitar a contaminação, então?
Controlando a temperatura dos alimentos
Desinfetando os alimentos

Utilizando cloro ou hipoclorito
Ex. Água sanitária de uso geral = cada 1 litro de água
1 colher de sopa de água sanitária de uso geral
Não utilizando utensílios de madeira,
esponja de aço e panos de tecido.
Mantendo sempre a higiene pessoal e
ambiental.

Cuidados pessoais que devemos ter quando manipulamos alimentos
Lavar sempre as mãos a cada troca de tarefa;
Manter as unhas aparadas e sem esmalte;
Prender sempre os cabelos e usar touca;
Não usar bijuterias (anel, alianças, brincos, etc);
Usar sempre um avental limpo sobre a roupa;
Não enxugar o suor com toalhas usada na cozinha;
Não experimentar a comida com as mãos ou dedos;
Não provar os alimentos com talheres que irão ser devolvidos na panela;
Não falar sobre os alimentos, espirrar, tossir, fumar ou assobiar;
Nunca manipular alimentos com ferimentos expostos, usar sempre um curativo.
Procedimento para desinfecção de hortifrutigranjeiros
1- Desfolhar as verduras, folha por folha, retirando as partes estragadas e danificadas;
2- Lavar as folhas, frutas e legumes um a um, em água potável;
3- Desinfetar, imergindo durante 15 minutos, em solução clorada;
4- Enxaguar imergindo em água potável, sendo que para os folhosos sugere-se imergir em vinagre*, por no mínimo 5 minutos;
5- Escorrer os resíduos
6- Cortar, picar, descascar, cozinhar de acordo com o planejado.

O vinagre não desinfeta as hortaliças, para desinfecção utilizar a SOLUÇÃO CLORADA.
Hoje em dia nos supermercados na sessão de hortifrutigranjeiros pode-se encontrar embalagens de Hipoclorito, para desinfecção dos hortifrutigranjeiros. 

Beber bastante água é bom para a pele: mito ou realidade?

  • É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água.
    É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água.
É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água.

As quantidades recomendadas variam. Nos Estados Unidos, por exemplo, a orientação é que se beba oito copos de água por dia.

Mas qualquer que seja o volume indicado, o princípio por trás do conselho continua o mesmo: beber água mantém sua pele hidratada. Em outras palavras, a água funcionaria como uma espécie de hidratante que age de dentro para fora.

Você talvez se surpreenda, mas a verdade é que existem pouquíssimas evidências para confirmar essa teoria.

Uma forma óbvia de verificarmos o efeito da ingestão de água sobre a pele seria, por exemplo, separarmos um grupo de voluntários em duas metades. Uma receberia instruções para beber água o dia inteiro, a outra seria orientada a beber quantidades normais.

Um mês depois, a condição da pele dos participantes poderia ser avaliada para estabelecermos se beber mais água resultou, ou não, em peles mais suaves e saudáveis.

Na prática, estudos como esse são raros, em parte porque, como a água não pode ser patenteada, é difícil encontrar-se alguém disposto a financiar esse tipo de pesquisa - ela não produziria nenhum remédio ou cosmético capaz de cobrir os custos do financiador.

Uma pesquisa feita pelo dermatologista Ronni Wolf, do Kaplan Medical Centre, em Israel, encontrou apenas um estudo sobre os efeitos, a longo prazo, da ingestão de água sobre a pele. Os resultados do trabalho, no entanto, foram contraditórios.

O estudo tentava avaliar os efeitos, sobre a pele, da ingestão de água mineral em comparação à água de torneira. Após quatro semanas, o grupo que bebeu quantidades adicionais de água mineral apresentou diminuição na densidade da pele. O grupo que bebeu água de torneira apresentou um aumento na densidade da pele.

Mas independentemente do tipo de água ingerido, o estudo não encontrou qualquer diferença na quantidade de rugas ou na suavidade da pele dos participantes.

Isso não quer dizer que a desidratação não exerça qualquer efeito sobre a pele. Podemos avaliar, em parte, as consequências da falta de água sobre a pele ao medirmos sua elasticidade. Para tanto, basta beliscarmos uma porção da pele e observarmos quanto tempo o tecido demora para voltar à posição inicial.

Se você estiver desidratado, haverá uma perda de elasticidade da sua pele e ela demorará mais tempo para recuperar a forma normal após um teste como esse.

Porém, se é verdade que beber menos água do que o necessário é ruim para a pele, isso não quer dizer que beber quantidades excessivas seja bom. Isso equivaleria a dizermos que, porque a falta de alimento leva à desnutrição, então comer demais deve ser bom. Ou, como disse Wolf, seria o equivalente a dizermos que, como um carrro precisa de gasolina, então quanto mais gasolina, melhor.

Conselho Misterioso

Outra crença comum é a de que se você beber quantidades adicionais de água, seu corpo irá armazená-la.

Isso, na verdade, depende de quão rápido você ingere o líquido. Se você beber vários copos de água em um período de 15 minutos, simplemente, vai urinar mais. Se beber a mesma quantidade em um período de duas horas, aí sim, reterá mais líquidos.

Um estudo sobre o tema concluiu que beber 500 ml de água aumenta a circulação do sangue pelos capilares da pele. Mas a pele dos participantes somente foi avaliada nos primeiros 30 minutos após a ingestão, e não se sabe se isso melhora ou não o tônus da pele.

Segundo um outro argumento, um terço da nossa pele é constituído de água, portanto, ingerir líquidos mantém o viço da pele. Isso pode ser verdade, mas a aparência jovem da pele depende muito mais de fatores como herança genética, exposição ao sol e danos causados pelo cigarro.

Nutriente

Então, de onde viria a recomendação de oito copos de água por dia para uma pele saudável?

A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Sem ela, nós morreríamos em poucos dias. E manter o corpo hidratado traz outros benefícios para a saúde.

Um estudo feito em 2010 constatou que ingerir líquidos em abundância reduz a formação de pedras nos rins em pacientes que já sofreram do problema.

A regra dos oito copos por dia é muito debatida. Alguns questionam a quantidade necessária para limpar os rins de toxinas. Outros discutem se a água ajudaria ou não a diminuir o apetite. Isso depende de quão alta é a temperatura ambiente e quanta energia você está gastando.

Outro mito é o de que outros líquidos não contam. Não precisa ser água. Até os alimentos contêm mais líquidos do que você imagina. Por exemplo, entre 40 e 49% de uma pizza são constituídos de água.

A quantidade de água que retiramos dos alimentos depende muito de onde vivemos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é 22%. Mas na Grécia, onde a dieta é mais rica em frutas e verduras, essa média será bem maior.

Concluindo, não há evidências de que beber mais água seja bom para a pele.

E tampouco existe uma regra definitiva sobre a quantidade ideal de água que devemos beber, já que isso depende do clima e do tipo de atividade que você está fazendo.

Mas todos nós temos um ótimo guia interno, capaz de ajudar bastante: a sede.

Marco Feliciano ameaça 'rebelião' se governo interferir no projeto 'cura gay'

Com um discurso inflamado, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP), ameaçou nesta quarta-feira (19) uma rebelião da bancada evangélica --composta por 80 deputados-- caso o governo interfira na votação do projeto conhecido como "cura gay". A mensagem foi dita quando o deputado chegava para uma audiência pública da comissão.

Ao negar que a votação da proposta tenha sido uma provocação às manifestações que tomam as ruas de vários Estados, o deputado disparou ataques a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) que prometeu mobilizar o governo para evitar que a proposta avance na Casa.

Feliciano recomendou "juízo para a dona ministra", disse que ela "mexe onde não devia" e recomendou que ela procure a presidente Dilma Rousseff porque "o próximo ano" tem eleições.

O projeto permite a psicólogos oferecer tratamento para a homossexualidade --a chamada "cura gay", segundo os críticos da ideia, e terá que passar por outras duas comissões da Casa. Feliciano nega que a proposta tenha essa linha.

"O governo sempre tenta barrar [projetos]. Isso acontece com todos os projetos, não é somente com esse. É o jogo político", disse. "Queria aproveitar e mandar um recado: dona ministra Maria do Rosário dizer que o governo vai interferir no Legislativo é muito perigoso. É perigoso dona ministra principalmente porque ela mexe com a bancada inteira", afirmou.
Segundo o deputado, a ministra deveria procurar a presidente Dilma Rousseff antes de falar. "A ministra falar que vai colocar toda máquina do governo para impedir um projeto. Acho que ela está mexendo onde não devia, senhora ministra juízo, fale com a sua presidente porque o ano que vem é político", completou.

Em 2010, a campanha presidencial foi para segundo turno, sendo que um dos motivos apontados foi a onda de boatos entre eleitores religiosos contra Dilma.

Ontem, a ministra condenou a votação da matéria na comissão. "O projeto significa um retrocesso na medida em que não reconhece a diversidade sexual como um direito humano. Quando se fala em cura, se fala na verdade que as pessoas estão doentes", disse Rosário. "Somos cientes da responsabilidade de dialogarmos mais para que o projeto não venha a ser aprovado."

Questionado sobre às críticas dos líderes da Casa de que não havia clima para votação da proposta diante dele ser alvo das manifestações, Feliciano desconversou. "Não tem nada a ver com as manifestações. O projeto estava para ser votado há dois anos, e o projeto 
estava vindo sendo votado há dois meses. Isso é regimental. Críticas fazem parte, um país democrático e funciona assim", disse.

PROJETO
O projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), suspende dois trechos de resolução instituída em 1999 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). O primeiro trecho sustado afirma que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".
A proposta aprovada ontem anula ainda artigo da resolução que determina que "os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica".
Na justificativa do documento, Campos afirma que o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" ao "restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional".
A votação é uma vitória da bancada evangélica, que tenta avançar com o projeto há dois anos. Durante o debate, manifestantes exibiram cartazes com frases contrárias ao texto. "Não há cura para quem não está doente", dizia um deles.
HISTÓRICO
Desde o mês passado, a votação foi adiada ao menos cinco vezes, por diferentes motivos - desde falta de quórum a pedido de vistas de congressista.
O relator do texto na Comissão de Direitos Humanos, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), foi favorável ao projeto. "A Psicologia é uma disciplina em constante evolução e tem diversas
correntes teóricas, sendo difícil determinar procedimentos corretos ou não, metodologias
de trabalho apropriadas ou não", afirma o deputado em seu relatório.
"É direito do profissional conduzir sua abordagem conforme a linha de atuação que estudou e prefere adotar. Também constitui direito do paciente buscar aquele tipo de atendimento que satisfaz seus anseios", completa ele.
Para Ferreira, a mudança na resolução do Conselho Federal de Psicologia reforça a "liberdade de exercício da profissão" de psicólogo.
A proposta é rejeitada pelo CFP. No ano passado, a entidade recusou-se a participar de uma audiência pública realizada na Câmara para debater o projeto. O conselho inclusive lançou uma campanha contra a ideia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) deixou de considerar a homossexualidade doença em 1993.
POLÊMICA
Desde que assumiu o comando da comissão em fevereiro, o deputado Marco Feliciano enfrenta protestos de ativistas de direitos humanos que o acusam de racismo e homofobia. Ele nega. Uma das críticas dos ativistas é que o deputado beneficiaria os evangélicos na discussão da proposta na comissão.
No mês passado, em seu Twitter, Feliciano defendeu a inclusão do projeto na pauta da comissão, afirmando que "não podemos fugir de assuntos como este". O deputado ainda criticou a cobertura da imprensa sobre o assunto.
"A mídia divulga um PL [projeto de lei] como "cura gay" quando na verdade ele não trata sobre isso, até porque homossexualidade não é doença", escreveu na ocasião. "Esse projeto protege o profissional de psicologia quando procurado por alguém com angústia sobre sua sexualidade", disse.
Sergio Lima - 27.mar.2013/Folhapress
O deputado Marco Feliciano (esq.) com o colega de Câmara Jean Wyllys, durante sessão da Comissão de Direitos Humanos
O deputado Marco Feliciano (esq.) com o colega de Câmara Jean Wyllys, durante sessão da Comissão de Direitos Humanos

Fonte: UOL

Depoimento: Em ato, muitos buscavam TVs e roupas; outros só pretendiam destruir

O povo estava em fúria na rua Direita. Logo que cheguei, vi a porta do Magazine Luiza arrebentada e dezenas de pessoas enlouquecidas saindo com televisões, micro-ondas, roupas, brinquedos e notebooks.

Entrei e vi um cenário de destruição. Muitos reviravam a loja em busca de objetos de valor, mas uma boa parte queria apenas quebrar tudo.

"Eu não estou aqui para roubar nada, só quero quebrar. Esses caras me roubaram a vida inteira", disse um dos saqueadores com o rosto coberto enquanto destruía um forno de micro-ondas.

Pouco depois os manifestantes atravessaram a rua e começaram a chutar e atirar objetos na porta das Casas Pernambucanas. Eles arrebentaram a porta e cerca de 50 pessoas entraram na loja.

Uma delas gritava: "Sobe, sobe, os notebooks estão lá em cima, aqui embaixo só tem roupa". Minutos depois começaram a sair carregados com os objetos da loja.

Do lado de fora o clima era de tensão e euforia. "Chegou o nosso dia", gritavam alguns manifestantes. A polícia chegou 40 minutos depois. Alguns policiais recolheram TVs, secadores de cabelo e roupas e devolveram a funcionários das Lojas Americanas, que também foi saqueada. Naquele momento, nenhum manifestante havia sido preso.


Organizador fala de mudanças em trajetos de protestos: 'Difícil controlar'

Matheus Preis, do Passe Livre, tenta guiar caminho de multidão em SP.
'Tiramos linha política a partir de possibilidade prática', explica; veja vídeo.


Durante os protestos contra o aumento das tarifas de transportes em São Paulo, o Movimento Passe Livre (MPL) se nega a definir trajetos com antecedência, um pedido da Secretaria de Segurança Pública na segunda-feira (17).
Na terça-feira (18), entre conversas ao telefone para definir o caminho no momento do protesto, acompanhado de perto por policiais, um dos integrantes do movimento, Matheus Preis, explicou aoG1: "A gente vai definido meio na hora, depende da movimentação do pessoal". (veja vídeo acima).
"É difícil de controlar, é muita gente. A gente tem que fazer o que consegue. A gente vai tirando uma linha política na medida das possibilidades práticas", disse Matheus.
"A gente vai pegar a Avenida do Estado no sentido norte", anunciou Matheus à polícia e a jornalistas. Os líderes começaram a levar o protesto rumo à avenida, após a saída dos ponto inicial do protesto, na Praça da Sé. Mas o trajeto logo mudou. No início do caminho, houve várias paradas e alguns participantes pediam para que o grupo voltasse. 
Ao chegar à Avenida do Estado, o grupo deu meia volta. Integrantes do MPL pediram que os participantes se sentassem e explicaram a situação: a ideia inicial era ir para a Marginal Tietê, mas o grupo havia se dispersado e uma parte já estava na Prefeitura. Em votação rápida, os jovens decidiram continuar a seguir para a Prefeitura, mesmo com a informação de que havia repressão policial no destino (o que não se confirmou no momento de chegada ao local).
"Não sei onde eu 'tô', nem aonde eu vou", disse uma manifestante à amiga, confessando a confusão após a mudança de caminho. "Só sei que é 'da hora'", completou a amiga.
  •  
Mapa Manifestação SP 18/6 00h50 (Foto: Arte/G1)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Em discurso sobre protestos, Dilma elogia manifestantes, PM e próprio governo

Em discurso em cerimônia no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (18), a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil "acordou mais forte" depois dos protestos que ocorreram em dezenas de cidades na segunda-feira. Ela elogiou os manifestantes, a polícia, por não ter cometido excessos, e fez um autoelogio ao seu governo.
"O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem comprovam a energia da nossa democracia. A força da voz da rua e o civismo da nossa população. É bom ver tantos jovens e adultos, o neto, o pai, o avô juntos com a bandeira do Brasil cantando o Hino Nacional, dizendo com orgulho eu sou brasileiro e defendendo um país melhor. O Brasil tem orgulho deles."
O discurso de Dilma ecoa alguns dos slogans gritados pelos manifestantes, como "O gigante acordou" e "O Brasil acordou".
"Essas vozes, que ultrapassam os mecanismos tradicionais, os partidos políticos e a própria mídia, precisam ser ouvidas", afirmou em discurso durante lançamento do novo marco da mineração no Brasil.
"A minha geração sabe quanto isso nos custou. Eu vi ontem um cartaz muito interessante que dizia: 'Desculpe o transtorno, estamos mudando o país'. Quero dizer que meu governo está ouvindo essas vozes por mudanças", afirmou.
A presidente louvou o caráter pacífico das manifestações, inclusive da parte da Polícia Militar, mas observou que os "atos isolados de violência contra pessoas e patrimônio" deveriam ser punidos. "O caráter pacífico dos atos de ontem evidenciou também o correto tratamento dado pela segurança pública à livre manifestação popular. Conviveram pacificamente. Infelizmente, é verdade, ocorreram atos minoritários isolados de violência contra pessoas e contra o patrimônio público e privado, que devem condenar e punir com rigor. Toda violência é destrutiva."
Segundo ela, porém, a violência "não ofuscou o espírito pacífico das pessoas que foram às ruas pacificamente pedir pelos seus direitos".
Dilma elencou ainda os diversos motivos que levaram milhares de pessoas às ruas de várias cidades do Brasil ontem.
"A mensagem direta das ruas é por mais cidadania, por mais escolas, melhores hospitais, direito de participação. Essa mensagem das ruas mostra a exigência de melhorias no transporte a preço justo, e o direito de influir nas decisões de todos os governos. Essa mensagem das ruas é de repúdio à corrupção e ao uso indevido de dinheiro público e comprova o valor intrínseco da democracia, da participação dos cidadãos por seus direitos."
Ontem, em breve nota oficial, a presidente Dilma Rousseff defendeu as manifestações, desde que pacíficas. "As manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia. É próprio dos jovens se manifestarem", afirmou a presidente em texto divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Mais cedo, em audiência no Senado, o ministro Gilberto Carvalho, um dos assessores mais próximos de Dilma, havia afirmado que o governo "não entendeu" o funcionamento dos novos protestos. "Não conseguimos entender o que está ocorrendo ainda. São novas formas de organização de mobilização que ainda não compreendemos".

Entenda

A insatisfação que levou milhares às ruas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e várias grandes cidades nos últimos dias, em manifestações que resultaram em inúmeros atos de violência, depredação e confrontos com a polícia, vai além do descontentamento com a elevação na tarifa do transporte público. E no momento em que o Brasil está sob os holofotes às vésperas de receber grandes eventos internacionais, o movimento ganha corpo e se espalha por outras capitais do país.
Em Brasília, segundo a Polícia Militar,cerca de 10 mil pessoas participaram da manifestação nesta segunda, com um leque de reivindicações bastante amplo. Os manifestantes ocuparam a marquise do Congresso Nacional por cerca de cinco horas.
Um dos organizadores do evento no Facebook entregou à polícia legislativa uma lista de reivindicações. Entre os itens, há um pedido para que a Câmara abra investigação sobre a violência policial contra os manifestantes.
Manifestantes ouvidos pelo UOL afirmaram que foram motivados por indignação contra a corrupção, contra  PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tira poderes de investigação do Ministério Público e contra os gastos na Copa do Mundo.
Desde a semana retrasada, manifestantes de São Paulo, em sua maioria jovens e estudantes, têm protestado contra o aumento de 20 centavos nas tarifas do transporte público em São Paulo --foi de R$ 3 para R$ 3,20. Autoridades descartam rever o preço e argumentam que o reajuste, inicialmente previsto para janeiro, foi postergado para junho e veio abaixo da inflação.
Logo os atos começaram a se espalhar por outras capitais e grandes cidades do país, incluindo outros pontos de insatisfação na pauta de protesto.
  • PM espirra spray de pimenta em manifestante durante protesto no Rio
  • Em Brasília, manifestantes conseguiram invadir a área externa do Congresso Nacional
  • Milhares de manifestantes tomam a avenida Faria Lima, em SP
  • Após protesto calmo em SP, grupo tenta invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo
  • Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio

Famosos vão às ruas e comentam protestos pelo Brasil



Débora Nascimento e Thaila Ayala estiveram em manifestação no Rio.
Mais de 250 mil pessoas protestaram em 12 capitais brasileiras.


Mais de 250 mil pessoas saíram às ruas nesta segunda-feira (17) pelo país para protestar contra o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações. As manifestações aconteceram em 12 capitais e, muitas delas, contaram com a participação de artistas. Outros famosos, inclusive internacionais, também comentaram os protestos por meio de suas redes sociais.
Isis Valverde divulgou foto a favor dos protestos pelo Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)Veja a repercussão dos protestos entre as celebridades:
Astrid Fontenelle (‏@astridfontenell), apresentadora, no Twitter: "Salve!! E Salve você que foi pras ruas ontem. Vocês me representam!! Hoje tem mais, Praça da Sé às 17:00".
Bruna Linzmeyer (‏@brunalinzmeyer), atriz, no Twitter: "Que dia lindo para nosso Brasil!! Vou dormir com a energia vibrante de amor e paz, energia que senti durante todo o protesto na Rio Branco. Viva!".

Cleo Pires ‏(@pires_cleo), atriz, no Twitter: "Me emociona aqui de longe ver as pessoas se expondo, expressando o q sentem, o q querem. É um belo caminho para a transformação. Só mudando dentro, a gente muda fora. Se tá incomodando então algo deve ser feito, com amor e responsabilidade, sempre...... Brasil".
Thaila Ayala e Débora Nascimento durante manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)Thaila Ayala e Débora Nascimento durante
manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)
A atriz Fernanda Rodrigues e Bruno Gagliasso participam da manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)Fernanda Rodrigues e Bruno Gagliasso na
manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)
Débora Nascimento (@debranascimento), atriz, no Twitter: "Poucos não podem apagar o brilho de um dia tão lindo. Segue Brasil! #ogiganteacordou".
Eriberto Leão ‏(@eribertoleao), ator, no Twitter: "O mais importante foi termos despertado como nação. As manchetes deveriam ser: O Gigante acordou, apesar de uma minoria tentar invalidar isso".
Fernanda Rodrigues (@FerRod), atriz, no Twitter: "A gente foi fazer parte da história do Brasil! Foi lindo...pena que tem uma minoria estranha que vandaliza! Mas valeu a pena! Deu um orgulho imenso cantar o hino junto com 100 mil pessoas querendo um país melhor! Fiz a minha parte...e isso é só o começo!".
Gabriel, o Pensador, cantor, no Facebook:"Meu Deus, não sabia que o Rio tinha tantos 'vândalos'!".
Gaby Amarantos ‏(@GabyAmarantos), cantora, no Twitter: "Vivemos um momento histórico em nosso país, povo na rua cansado de tanta falcatrua, meu pé está dolorido mas eu estou de alma lavada! Orgulho do meu povo que caminhou pacificamente no Pará, gritando 'SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO!'".
Fernanda Paes Leme foi acompanhada do irmão, Ale Paes Leme, ao Largo da Batata para protesto em SP (Foto: Reprodução/Instagram)Fernanda Paes Leme foi acompanhada do irmão,
Ale, em SP (Foto: Reprodução/Instagram)
Gisele Bündchen, modelo, no Facebook:"Não paro de pensar no orgulho que tenho do povo brasileiro, mostrando a bela união de um povo na busca por um país melhor. Estou sempre em coração e orações com vocês. Muita luz e amor a todos. #ogiganteacordou #brasilmaisjusto I'm so proud of brazilians, showing the union for a better country. I'm always with you in heart and prayers. Lots of light and love to all".
Isis Valverde (@isisvalverde), atriz, no Instagram: "BRANCO para o direito ao manifesto público ! BRANCO para o fim da depredação dos patrimônios públicos! BRANCO na caminha pela melhoria do nosso país! #mudabrasil #doiemtodosnos".

Ivete Sangalo (@ivetesangalo), cantora, no Twitter: "Brasil Gigante!!!!".
Jair Oliveira ‏(@jairoliveira), cantor, no Twitter: "Eu vi; juro que vi! Hoje eu vi de perto um gigante. Bem de perto mesmo... Possuía milhares de olhos, bocas e corações. Mas não era como aqueles gigantes das histórias infantis que, geralmente, habitam terríveis pesadelos nas noites de imaginativas crianças. Era um gigante determinado, porém nada agressivo. Calmo, mas de forma alguma apático. Cansado, mas nunca vencido. Admirei com estes olhos que ganhei do divino o incrível poder deste gigante, com quem nunca imaginei esbarrar nesta minha insignificante aventura na Terra. Mas esbarrei... Graças ao bom Pai, esbarrei nesta criatura que há muito tempo estava adormecida, quase que em coma induzido, pois a nada reagia, por nada despertava. Agora despertou faminto. Faminto não por miudezas (como muitos sugerem); faminto sim por justiça, por dignidade, por respeito e glória; muitas glórias. Espero que o gigante tenha descansado o suficiente para tão cedo não pensar em voltar a dormir. E pelo o que vi hoje, não dormirá jamais. Eu sim vou dormir bem, muito bem. Mas dormirei tranquilo, na certeza de que hoje (17/06/2013) não terei pesadelos. Pois sonharei com um gigante! #mudabrasil #ogiganteacordou".
Jose de Abreu ( ‏@zehdeabreu), ator, no Twitter: "Se tirar a Copa do Brasil vão devolver o dinheiro gasto? Ficaremos sem Copa e com os estádios? É essa a idéia inteligente?".
Lobão ‏(@lobaoeletrico), cantor, no Twitter: "Quero dizer a todos vocês que estou numa felicidade única!!!! A noite foi maravilhosa, o dia inesquecível!! Uma linda noite pra todos! Beijão!!".

Luciano Huck, apresentador, no Facebook: "Das redes sociais para as ruas, das ruas para as redes sociais. Desde que me conheço por gente o Brasil é, além do samba e futebol, o país da corrupção, ineficiência, sacanagens, desigualdade, super faturamento entre outras coisas mais. E assistir a um mar de gente nas ruas, reivindicando um Brasil mais eficiente, mais civilizado e de maneira civilizada, só fortalece a nossa democracia. Não só os vinte centavos mas os bilhões que são tomados sem um retorno digno na educação, transporte, saúde, infra-estrutura, segurança merece todo nosso apoio. Se é para pedir; que o Brasil melhore por inteiro, não pela metade. Que o dia a dia das pessoas seja mais confortável, civilizado e justo. Sem vandalismo. Sem violência".
Maria Gadú publicou foto em seu Twitter a favor dos protestos (Foto: Reprodução/Instagram)Maria Gadú publicou foto no Twitter a favor dos
protestos (Foto: Reprodução/Instagram)
Marcelo Serrado ‏(@marceloserrado1), ator, no Twitter: "Boa Brasil, temos voz sim!!! Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil... Esse é o lema de hoje!!!".

Palmirinha, apresentadora, no Facebook:"Nasci em 1931, vi duas guerras mundiais, sobrevivi durante a ditadura. 'Acreditem' não é só por R$ 0,20. Palmirinha, 82 anos".
Patti Smith, cantora, no Facebook: "BRAZİL YOU ARE NOT ALONE!" (Brasil, você não está sozinho).
Paulo Coelho (‏@paulocoelho), escritor: "Viva, viva, viva a Sociedade Alternativa! #Brasil #PasseLivre".

Preta Gil (@PretaGil), cantora e atriz, no Twitter: "Ontem aqui em NY durante o meu show, nossa singela manifestação em apoio ao nosso povo Brasileiro #changeBrazil #tolonge #mastoperto".

RitaGuedes (‏@RitaGuedes), atriz, no Twitter: "Estamos vivendo um momento importante em nosso país, aonde o povo sacou a força que tem. Vamos lutar por mudanças, mas com paz!!!".

Sandy (@SandyLeah), cantora, no Twitter: "Um país mudo não muda".

Sarah Oliveira ‏(@OliveiraSarah), apresentadora, no Twitter: "Boa noite a todos que, de alguma forma, incorporaram esta energia de mudança e agiram nos canais onde são fortes (nas ruas, nas reses sociais, nas artes...) Nada será como antes. Beijo especial pro povo de BH onde a PM radicalizou e a mídia ignorou...".
Yasmin Brunet participou de manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)Yasmin Brunet participou de manifestação no Rio
(Foto: Reprodução/Instagram)
Thaila Ayala (@thailaayala), atriz, no Twitter: "Emocionada até agora, foram 4h de passeata, estou sem pernas e sem voz, mas com o coração pulsando revolução! Foi a coisa mais linda q eu já vivi, foi pacífico, forte e PHODAAA! Não pode parar!".
Tico Santa Cruz (@ticostacruz), cantor, no Twitter: "Estamos nas Ruas! POA. Agora mais que nunca sinto ORGULHO de ter no PEITO tatuado 'Verás que um filho teu não foge a luta' desculpem meus momentos de auto exaltação".
Yasmin Brunet (@yayabrunet1), modelo, no Twitter: "Vamos lutar para um Brasil melhor e mais justo!!! Lutar pelos nossos diretos! Chega de ficar de braços cruzados. Estamos quebrando as correntes. Saindo da prisão. Estamos livres! #mudabrasil #doiemtodosnos".

Imprensa internacional destaca manifestações no Brasil

Espanhol ‘El País’ fala que país vive 'sonho de democracia'.Francês ‘Le Monde’ fala em ‘cenas de caos no Rio’.

As manifestações de cerca de 250 mil pessoas na segunda-feira (17) nas principais cidades brasileiras foram manchetes nesta terça (18) na imprensa internacional.
“O descontentamento no Brasil provoca o maior protesto em décadas”, estampa o jornal espanhol “El País”, que destaca o aumento do preço dos transportes como motivo.
O francês “Le Monde” fala de “uma maré de manifestantes no Brasil; cenas de caos no Rio”. Segundo o jornal, cerca de 200 mil pessoas protestaram contra o preço dos transportes e os gastos para a Copa do Mundo de 2014.

Jornal francês fala em protestos num Brasil que sediará a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/ Le Monde)Jornal francês fala em protestos num Brasil que sediará a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/ Le Monde)
A rede britânica “BBC” informou “Violência no Rio, atos pacíficos em São Paulo e tentativas de subir no prédio do Congresso, em Brasília”.
O jornal americano “The New York Times” fala de milhares de manifestantes nas ruas brasileiras, contra o alto custo de vida e os gastos com os estádios de futebol.
No argentino “El Clarín”, o destaque é para as bombas incendiárias lançadas contra a Assembleia Legislativa do Rio. (Foto: Reprodução / El Clarín)No argentino “El Clarín”, o destaque é para as bombas incendiárias lançadas contra a Assembleia Legislativa do Rio. (Foto: Reprodução / El Clarín)
No argentino “El Clarín”, o destaque é para as bombas incendiárias lançadas contra a Assembleia Legislativa do Rio.
“Uma espiral de alto custo de vida e serviços precários provocaram a onda de protestos no Brasil”, diz o jornal britânico “The Guardian”.
O italiano “Corriere Della Sera” destacou: “Confrontos e feridos no Rio de Janeiro, em protestos contra os gastos da Copa do Mundo”.
A edição em inglês da rede árabe “Al Jazeera” estampa a insatisfação pública com os preços do transporte público e os gastos para a Copa.
O jornal "USA Today" falou em protestos pacíficos, em pessoas - em São Paulo - indo às ruas no que ele chamou de "atmosfera de Carnaval", com batuques e jingles contra a corrupção.
O jornal norte-americano destacou o fato de que os protestos acontecem antes da Copa do Mundo, das Olímpíadas e, agora, está no meio da Copa das Confederações. "Mais de 65 mil  pessoas foram às ruas para mostrar uma voz de profunda frustração e para mostrar também um descontentamento com as pesadas taxas de transporte, com o sistema público de educação, saúde e segurança", diz o "USA Today" logo no primeiro parágrafo.
  •  
New York Times repercute protestos no Brasil (Foto: Reprodução/ New York Times)New York Times repercute protestos no Brasil (Foto: Reprodução/ New York Times)
A versão online, e em português, da publicação alemã "Deutsch Welle" falou em "maiores manifestações em 20 anos tomam cidades do Brasil".
Outra publicação alemã, o jornal "Die Welt" falou em milhares de brasileiros que sairam nas ruas para demonstrar sua raiva diante da corrupção e de um sistema caro de transporte. Em um vídeo, que encabeça a reportagem, a narração em alemão fala sobre violenta repressão policial e de manifestantes no Rio de Janeiro ateando fogo em um carro.
Jornal inglês fala em insatisfação com gastos para a Copa (Foto: Reprodução/ The Guardian)Jornal inglês fala em insatisfação com gastos
para a Copa (Foto: Reprodução/ The Guardian)
O jornal inglês "The Guardian" pediu aos seus leitores, nesta terça (18), que mandem seus relatos sobre o que anda acontecendo no Brasil - principalmente se estiveram nas manifestações.
Na reportagem intitulada "Compartilhe suas histórias com o The Guardian", a publicação fala sobre a violência policial dos últimos dias, mas destaca que nesta segunda (17), a maioria das manifestações foram pacíficas - tanto do lado dos que participavam quanto da polícia. 
Em outro relato, mas agora assinado por dois jornalistas - um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo [ o em São Paulo era um brasileiro] - o "The Guardian" fala em "erupção de instatisfação popular diante dos serviços públicos e do alto custo da Copa".  Citando as principais cidades do país, a publicação chega a relacionar os protestos brasileiros aos que ocorrem na Turquia.
O jornal português "Público" destacou na manchete do seu site: "Brasil está a viver as maiores manifestações das últimas décadas". Fala de pacifismo em São Paulo e em "contornos de guerrilha urbana" no Rio de Janeiro na segunda (17).